segunda-feira, 23 de abril de 2012

Devem ou não abolir as Corridas de Touros em Portugal?

Amada por uns, odiada por outros, a Tourada é um espectáculo tradicional da cultura Portuguesa, que consiste na lide de touros bravos. Embora seja uma arte bastante antiga, está longe de reunir consenso na sociedade actual. Se por um lado existe cada vez mais público "aficionado" a assistir a corridas de touros e a frequentar feiras taurinas, por outro lado existem inúmeros cidadãos "anti-taurinos" a querer abolir as corridas de toiros em Portugal. Entre debates, palestras e discussões acerca deste assunto, existe uma questão fundamental: Deverão ou não abolir as touradas em Portugal? Eu aficionada assumida, pretendo defender a Festa Brava e provar que não é correcto eliminarem do país uma cultura tão nossa!
O Touro é um dos principais intervenientes neste espectáculo, sendo criado propositadamente para ser lidado em praça. Este animal não é autónomo na procura de alimento, necessita do Homem para o alimentar e necessita também de cuidados veterinários que só o Homem lhe pode fornecer, pelo que, é impensável colocá-lo num ambiente selvagem sem estes "privilégios". Se pensarmos um pouco, entendemos que ao acabarem as touradas, as ganadarias não teriam poder financeiro (que é obtido através da "venda" dos seus curros para as corridas) para sustentar os touros, por isso a única solução seria "largá-los" num ambiente completamente diferente do deles, de difícil adaptação, conduzindo a uma possível extinção desta espécie, por isso, é necessário que se continue a realizar corridas de toiros em Portugal, de modo a que a raça Touro de Lide não seja erradicada.
Portugal atravessa uma crise económica que não é indiferente a ninguém, e caso as corridas de touros terminem, este sector é mais um que fica no desemprego. Não falo apenas dos toureiros e dos bandarilheiros, mas também de todas as áreas que a tauromaquia envolve, como por exemplo: empresas de cartazes, empresas de transporte, empresas de limpeza... Muitas pessoas podem não ter essa noção, mas o mundo tauromáquico movimenta muito dinheiro, envolve muitas empresas e muitos trabalhadores, o que faz com que seja importante a continuação dos espectáculos tauromáquicos em Portugal. Por exemplo os toureiros recebem imenso dinheiro por cada corrida que realizam, é verdade, e também é verdade que não lhes causaria muito transtorno financeiro estar sem tourerar um ano, mas nunca mais poder tourear? Além de transtorno financeiro, causaria de certeza transtorno emocional nunca mais poder praticar o sonho de uma vida, nunca mais poder estar frente a frente com um animal que tanto amam...
Concluindo, podia defender a Festa Brava dizendo apenas que sou aficionada e que a tourada é uma tradição nossa, mas penso que integrando a tauromaquia no contexto social do país é uma mais valia para dar a entender que abolir as corridas de toiros em Portugal não é correcto. Sou Portuguesa, Sou Aficionada!
 

3 comentários:

  1. não sou aficionada e não sei se são uma mais valia porque os estrangeiros não gostam, acham uma barbaridade. Agora que faz parte da nossa cultura, isso faz!

    ResponderEliminar
  2. Pessoalmente, por mim isso acabava, sou contra, não consigo ver, não consigo compreender a "emoção" de ver/actuar.
    Following :))*

    ResponderEliminar